Parece que a problemática da falta de água em Cuncas não tem fim. A mais de dez dias mais uma crise estourou no sistema de abastecimento que atende a Vila de Cuncas e a região de Prazeres. No mês passado foram mais de duas semanas sem água quando a bomba, que fica no açude Prazeres, queimou. Depois de muito esforço do Vereador Coringa e da administração municipal o problema foi solucionado. Agora outro problema, novamente na bomba, traz um cenário de lata d'água na cabeça para cima e para baixo em Cuncas.
Escola prejudicada, atendimento no Posto de Saúde comprometido e a população sofrendo. E o pior é que sempre nessa época do ano esse problema é relativamente comum. O fato do segundo semestre ser seco e as pessoas usarem mais o sistema, e o abuso do desperdício de água trazem, ano após ano à tona a problemática que expõe a falência do sistema. Daí muita gente defender a privatização do sistema. Cuncas é o único distrito do município do Barro que tem água encanada de graça.
O carro pipa é que ultimamente tem amenizado a situação abastecendo a escola e as casas da vila.
É pena, John Charles, que não tenha surgido alguma autoridade pra resolver o problema. Enquanto isso a comunidade sofre. Mas voltando ao tema do "tarifamento" do uso da água no vale de Cuncas, eu acho que é legítimo. Quando a pessoa usa qualquer serviço totalmente de graça, tende a abusar dele. Não lhe dar o devido valor. Se fosse pra instituir um tarifamento, ainda que a preços módicos, pelo uso da água, certamente as pessoas iriam pensar bem antes de desperdiçar esse tão precioso líquido no nosso Sertão.
ResponderExcluirCosmo Sobral