sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MOAGEM DE CANA-DE-AÇUCAR NO VALE DE CUNCAS










Mês de setembro tradicionamente trás uma expectativa para quem mora em Cuncas e nos arredores.  É que é nessa época do ano que a cana-de-açucar está no ponto para ser colhida e com isso há a possibilidade de que haja moagem no único engenho ainda ativo em Cuncas.
É bom lembrar que se hoje setembro lebra essa possibilidade, a 50 anos atrás ou até menos, moagem era uma certeza. Cuncas era um grande produtor de cana-de-açucar e beneficiava não só transformando-a em rapadura mas em cachaça também( particularidade do engenho de Antônio Pedro).
Mesmo que os bons tempos da cana tenham se ido a moagem que se realizou nesta quinta e sexta-feira movimentou o caminho do baixio que passa a ser o roteiro mas escolhido por todos.
Por outro lado o trabalho duro, a dificuldade de encontrar pessoal, e o pior, a baixa lucratividade, nos leva a agradecer aos baluartes das moagens atualmente que lutam contra todas essas intempéries para deixar nossa vida mais doce. O empenho de Gervásio Tavares, Abdel, Zé de Elza e dos tralhadores deve ser enaltecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

20 de janeiro

20 de janeiro

Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião

Cavalgada de São Sebastião

Cavalgada de São Sebastião

Açude Prazeres

Açude Prazeres

Rio Cuncas

Rio Cuncas

manhã em Cuncas

manhã em Cuncas