sexta-feira, 16 de setembro de 2011
MOAGEM DE CANA-DE-AÇUCAR NO VALE DE CUNCAS
Mês de setembro tradicionamente trás uma expectativa para quem mora em Cuncas e nos arredores. É que é nessa época do ano que a cana-de-açucar está no ponto para ser colhida e com isso há a possibilidade de que haja moagem no único engenho ainda ativo em Cuncas.
É bom lembrar que se hoje setembro lebra essa possibilidade, a 50 anos atrás ou até menos, moagem era uma certeza. Cuncas era um grande produtor de cana-de-açucar e beneficiava não só transformando-a em rapadura mas em cachaça também( particularidade do engenho de Antônio Pedro).
Mesmo que os bons tempos da cana tenham se ido a moagem que se realizou nesta quinta e sexta-feira movimentou o caminho do baixio que passa a ser o roteiro mas escolhido por todos.
Por outro lado o trabalho duro, a dificuldade de encontrar pessoal, e o pior, a baixa lucratividade, nos leva a agradecer aos baluartes das moagens atualmente que lutam contra todas essas intempéries para deixar nossa vida mais doce. O empenho de Gervásio Tavares, Abdel, Zé de Elza e dos tralhadores deve ser enaltecido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário